Notícias

17/01/2019 - Notícia

Otimismo com Bolsonaro chega a 63%, mostra pesquisa XP/Ipespe

Foto: Marcos Corrêa

Levantamento revelou que 40% dos brasileiros hoje avaliam o novo governo como ótimo ou bom. Quanto ao mandato agora em diante, a expectativa é ainda maior

Com poucos dias de gestão, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) é avaliado como ótimo ou bom por 40% dos brasileiros, enquanto 20% o classificam como ruim ou péssimo. Olhando para frente, as expectativas de um mandato positivo chegaram a 63%. É o que mostra uma pesquisa realizada entre os dias 9 e 11 de janeiro e divulgada nesta quinta-feira (17). 

O levantamento foi preparado pela XP Investimentos em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), e tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais.

O otimismo com o governo Bolsonaro gera grande contraste com o olhar negativo da população durante o mandato do ex-presidente Michel Temer (MDB). Em dezembro, a gestão do emedebista era vista como ótima ou boa por somente 7% dos entrevistados, enquanto as avaliações negativas somavam 68% – ainda assim, percentual melhor do que o registrado em junho: 78%. 

Expectativa para mandato daqui para frente

Ainda segundo a pesquisa XP/Ipespe, a expectativa para o mandato de Bolsonaro voltou a crescer e agora chega a 63% de nível ótimo ou bom. A percepção sobre o combate à corrupção subiu 3 pontos em comparação com dados de dezembro, atingindo o patamar de 54%. 

Quanto à formação da equipe de governo e as primeiras medidas anunciadas, o cenário alcançou taxa de aprovação de 62% – contra 29% de desaprovação.