Notícias

18/12/2018 - Notícia

Expectativa recorde: posse de Jair Bolsonaro pode atrair até 500 mil pessoas

Foto: Fernando Souza / AFP / CP

A posse de Jair Bolsonaro, no dia 1º de janeiro de 2019, pode reunir até 500 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A estimativa foi divulgada nesta terça-feira (18) pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. 

Se atingido, este número será recorde nacional, superando, assim, o número de pessoas que acompanharam as últimas cerimônias de posse presidencial, tomadas por ex-presidentes do PT. 

Últimas cerimônias de posse presidencial realizadas no Brasil

Em 2003, quando Lula tomou posse pela primeira vez, a estimativa do PT e dos partidos aliados foi de que estiveram na Esplanada dos Ministérios cerca de 120 mil pessoas. No entanto, cálculos da Defesa Civil de Brasília feitos com base em fotos aéreas da Esplanada indicaram que, aproximadamente, 71 mil pessoas estiveram na posse. As informações são do BBC.

Em 2007, o número de pessoas foi menor. De acordo com matéria publicada pela Folha de S. Paulo na época, a cerimônia foi “esvaziada”, contando apenas com 10 mil pessoas. 

Já em 2011, o número subiu um pouco: a solenidade de posse de Dilma Rousseff contou com, aproximadamente, 30 mil pessoas. As informações são do G1

Em seguida, no ano de 2014, cerca de 40 mil pessoas acompanharam a posse de Dilma na Esplanada, segundo Polícia Militar. Leia