Notícias

28/01/2019 - Notícia

Avião com equipamentos de Israel chega em Belo Horizonte (MG)

Primeiro-ministro israelense ofereceu ao presidente Jair Bolsonaro recursos para apoiar busca por desaparecidos. Avião com 132 técnicos e equipamentos de alta tecnologia chegou ao Brasil na noite deste domingo (27)

Fonte: Planalto
Foto: Forças de Defesa de Israel/ Redes Sociais

Um avião com a delegação de 132 israelenses e equipamentos de alta tecnologia chegou, na noite deste domingo (27), a Belo Horizonte (MG), 57 horas após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão em Brumadinho (MG). O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, colocou equipamentos e recursos humanos à disposição do presidente da República, Jair Bolsonaro, para auxiliar na busca por vítimas.  Os soldados, engenheiros e especialistas da equipe foram recebidos pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
 
Em entrevista concedida após o desembarque no aeroporto de Confins, o comandante da tropa militar de Israel, Golan Vach, explicou que entre o aparato trazido estão detectores de celular e radares aquáticos e terrestre. "Trouxemos o melhor que Israel pode oferecer para o povo brasileiro", afirmou.
 
Os trabalhos de reconhecimento do local serão feitos já nesta segunda-feira (28). Segundo Vach, o grupo irá atuar junto com os brasileiros para ajudar a população e ficará o tempo que for necessário para apoiar as buscas.
 
O rompimento de uma barragem no município mineiro, na última sexta-feira (25), já causou mais de 50 mortes e deixou centenas de desaparecidos. Os governos federal, estadual e municipal trabalham ininterruptamente e em conjunto para reduzir os impactos do desastre.