Notícias

08/02/2019 - Notícia

Amor à Pátria: em 8 de fevereiro é comemorado o Dia do Magistério Militar

Data faz homenagem a profissionais que trabalham pela difusão da cultura e valores castrenses, como civismo, honra, trabalho e amor à Pátria.

Fonte: Exército Brasileiro 
Foto: Tenente Andriely/ Flickr Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro comemora, em 8 de fevereiro, o Dia do Magistério Militar. A data foi instituída como forma de homenagear os profissionais que labutam incessantemente para difundir o saber, a cultura e os valores castrenses (pertencente à classe militar) aos alunos dos inúmeros estabelecimentos de ensino da Força Terrestre. 

Atualmente, as atividades do Magistério Militar são desempenhadas por oficiais de carreira, oficiais técnicos temporários, oficiais da reserva remunerada e professores civis. A educação que o Exército proporciona a seus discentes é baseada em tradições e valores como civismo, honra, trabalho e amor à Pátria. Essa formação busca atingir uma alta qualificação para os seus quadros, dando condições morais e técnicas ao indivíduo formado para bem desempenhar o papel inerente ao profissional militar brasileiro.

Saiba mais
O estabelecimento da data comemorativa se deu em homenagem a Marechal Trompowsky, um dos mais brilhantes educadores militares de todos os tempos, que é referência para os docentes das escolas militares. Portanto, o dia de seu aniversário, 8 de fevereiro, foi instituído como Dia do Magistério Militar.

Nascido no Estado de Santa Catarina, em 1853, Marechal Trompowsky faleceu aos 73 anos e tornou-se Patrono do Magistério do Exército. 

Nesta data, 8 de fevereiro, o Exército Brasileiro presta homenagem a Trompowsky, cujo exemplo é farol para todos os educadores das escolas militares, profissionais responsáveis, por meio de diferentes dinâmicas e formas de atuação em sala de aula, pela transformação da relação ensino-aprendizagem.